top of page

Saúde mental é Lei: sua empresa está pronta?

  • Foto do escritor: Alexandra Fabri
    Alexandra Fabri
  • 9 de abr.
  • 2 min de leitura

Pessoas em um escritório participando de reunião

Segundo o INSS, os transtornos mentais estão entre as principais causas de afastamento laboral no Brasil. O número de pessoas que se afastam do trabalho devido à ansiedade, depressão, burnout e estresse crônico aumentou significativamente nos últimos anos. De 2024 em relação a 2023, houve um aumento de 68% segundo dados do Ministério da Previdência Social.


Diante deste cenário, a partir de maio de 2025, entrará em vigor a atualização da lei NR1, promovida pelo Ministério do Trabalho, que destaca que riscos psicossociais, como estresse, assédio e carga mental excessiva, devem ser identificados e gerenciados pelos empregadores como parte das medidas de proteção à saúde dos trabalhadores.


Em termos práticos, independentemente do tamanho, será fundamental que as empresas se atentem à saúde mental de seus colaboradores. Ou seja, que promovam ações preventivas e corretivas como forma de garantir um ambiente de trabalho saudável e seguro, cuidando das relações interpessoais.


As fiscalizações poderão ocorrer, principalmente diante de denúncias, elevado número de atestados ou afastamentos, que podem ser indicativos de que a empresa não está cumprindo a norma.


Ações que serão fundamentais para que os empregadores estejam em conformidade e que ao serem realizadas, estejam documentadas de forma a provarem suas implantações:

  • Conscientizar as lideranças sobre a atualização da norma;

  • Monitorar o clima organizacional por meio de pesquisas, diagnósticos;

  • Capacitar suas lideranças para uma comunicação assertiva e não violenta;

  • Promover ações e treinamentos que tenham como foco a saúde mental;

  • Monitorar para que não haja cargas horárias de trabalho excessivas;

  • Promover treinamentos e desenvolvimentos que visem a melhoria e harmonia das relações interpessoais para toda a equipe;

  • Criar canais de comunicação para que os colaboradores possam expressar suas opiniões.


A grande vantagem para as empresas em se adaptarem às exigências é que isso refletirá na redução de atestados e afastamentos, promovendo um ambiente de trabalho mais saudável, o que, por consequência, impactará positivamente na produtividade, no engajamento dos colaboradores e na imagem da organização perante o mercado.


E aí, sua empresa está pronta?


Conheça os treinamentos, palestras e o programa de Desenvolvimento de Lideranças da minds, e saia na frente deste novo movimento!


Alexandra Fabri

Mentora, escritora e palestrante em desenvolvimento de pessoas e equipes

Sócia/Gestora da AFBR Group e Diretora da minds by fabri

Comentários


bottom of page